Adolescência…

Ei pessoal do blog…

Quanto tempo gente, todos dormem e eu estou aqui escrevendo, meu maridinho está num sono profundo…

Gostaria de falar sobre o adolescente (que inclusive é minha paixão), geralmente eles são taxados como aborrescentes e sinceramente fico muito triste quando ouço alguém falando assim com eles..

Atualmente estou lendo um livro chamado :”Aprendendo a lidar com o adolescente”, muito bom e vou com o passar do tempo postar alguns comentários sobre o mesmo.

Bem a maioria das pessoas que acompanham meu blog sabem que sou líder dos adolescentes aqui na PIBJacy, portanto esse assunto muito me interessa….

Algumas dicas de como lidar com o adolescente:

1°  Nunca o agrida fisicamente ou com palavras mal ditas o adolescente sofre por passar por essa fase, onde não é mais criança mas também ainda não é adulto… (isso só o afastará de você);

Imponha limites a eles, mesmo sem gostarem, pois, na verdade se sentem protegidos quando os pais dizem “não”.

3° OUÇA qualquer assunto que ele for lhe contar (por mais bobo que possa parecer), e se interesse por eles, dando sua opinião, mas lembre-se de ouví-lo até o fim antes de começar a falar, e se o assunto for muito desagradável, deixe o adolescente o mais a vontade possível, para que ele conte e desabafe até o fim sem esconder nada (acredite que dá certo!).

Fique atento em assuntos referentes à escola, pois, muitos adolescentes se “perdem” devido às amizades da escola, lembre-se você um dia foi um adolescente assim como eu e sabe das coisas terríveis (srsrsrs) que fez na sua época escolar, e claro geralmente por não trabalharem o mínimo que os pais ou responsáveis devem exigir de um adolescente são boas notas…. acompanhe suas reuniões SEMPRE !!!!! e principalmente seu boletim escolar.

A idade de se apaixonar é essa !!! Cruel hein mamãe, terrível né papai… mas CALMA, existe uma saída…. às vezes achamos que é dever da igreja ensinar o tão procurado “pudor”, mas esse é um DEVER dos pais, ensine desde criança como ele deverá agir ao estar namorando (respitar e exigir respeito), hoje em dia fala-se muito em ficar, e ao perguntar aos adolescentes porque “ficam” obtive como resposta: é uma forma de conhecer o outro, pra saber se vou namorar ou não…diante desse fato observei que existe uma tática interessante e fiz a seguinte proposta: ao invez de “ficar”, deveriam fazer amizade para depois namorar e claro, tudo deve ser feito com o sonsentimento dos pais, onde o namoro existe como um propósito de Deus que é o preparo para o casamento… será que seu adolescente está se preparando para casar ou está apenas namorando por namorar… geralmente alguns estudiosos dizem que a idade certa para namorar é aos 17 anos, onde estão terminando os estudos básicos e ingressando no mercado de trabalho, passe isso ao seu adolescente, tenho certeza que ele pensará muito sobre tudo isso…

Faça o culto doméstico por mais que pareça algo sem sentido, é nesse momento que o adolescente consegue se concentrar para aprender algo sobre Deus, pois, geralmente nos cultos a sua atenção é voltada em qualquer coisa, menos na mensagem, é normal a falta de atenção deles nessa época, por isso procure o líder de sua igreja e proponha sempre algo diferente para a reunião de adolescentes isso fará com que eles se motivem a estar na casa de Deus, mas isso VEM DE CASA, ahhhh por favor pais… cuidado com as palavras sobre os irmãos da igreja, sobre os diáconos e sobre o pastor, lembre-se que isso poderá voltar contra você mesmo quando exigir que seu adolescente vá para igreja se você vive falando mal dos irmãos, ou mesmo pais e mães que querem que o adolescente frequente a EBD mas não vão… Melhor que palavras são as atitudes !!!

Abençoe seu adolescente, diga de verdade sempre que puder o quanto o ama e o quanto ele é imprtante para sua família e na sociedade na igreja etc.. isso será apenas o começo de uma linda amizade ;

Que soninho, vou dormir, logo logo escreverei mais dica ok

Beijos, Deus abençoe vocês

Flá

Anúncios

Um comentário sobre “Adolescência…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s